Um caçador sabe que atrairá a caça várias vezes
Hoje cedo, uma libelula sobrevoou meu carro no transito. Fechei o vidro para que ela nao entrasse, se nao eu ia ter um ataque. Ve-la foi muito legal pq lembrei da epoca em que lia muito sobre xamas, feitiçaria, etc. Diziam para observar os sinais da natureza; o vento, os bichos, as indicaçoes que os olhos não veem. Segue uma passagem de Carlos Castaneda e seu mestre D. Juan Matus:
"Don Juan: A arte do caçador é tornar-se inacessível. (...) Ser inacessível significa que você toca o mundo que o cerca moderadamente. Não come cinco codornas; come uma. Não danifica as plantas só para fazer uma churrasqueira. Não se expõe ao vento, a não ser que seja imprescindível. Não utiliza e espreme as pessoas até elas mirrarem e sumirem, especialmente aquelas que você ama. Significa que você não está faminto nem desesperado, como o pobre filho da mãe que acha que nunca mais vai comer na vida e então devora toda a comida que pode, todas as cinco codornas!
(...) Não estar disponível significa que você propositadamente evita esgotar-se a si e aos outros. (...)Um caçador sabe que atrairá a caça várias vezes para sua armadilha, de modo que não se preocupa. Preocupar-se é tornar-se acessível sem o saber. E depois que você se preocupa, agarra-se a qualquer coisa, em desespero; e uma vez que você se agarra, é provável que se esgote ou esgote a quem ou o que você estiver agarrando.
Castaneda: Disse a D.Juan que, em minha vida diária, era inconcebível ser inacessível. Meu argumento era que, para funcionar, eu tinha de estar ao alcance de todas as pessoas que tivessem alguma coisa a ver comigo.
D. Juan: Já lhe disse que ser inacessível não significa esconder-se, nem ser misterioso. Não significa tampouco que você não possa lidar com as pessoas. Um caçador usa seu mundo com parcimônia e ternura, sem considerar se o mundo é de coisas, plantas, animais, pessoas ou poder.
Castaneda: Isso é uma contradição. Ele não pode ser inacessível se está ali no seu mundo, hora após hora, dia após dia.
D. Juan: Você não entendeu. Ele está inacessível porque não está espremendo o mundo até este perder a forma. Ele o toca de leve, fica o tempo que precisa, e depois passa adiante rapidamente, quase sem deixar marca."
No minimo, inspirador.
4 Comments:
Inspirador, sobretudo para mim, sobretudo hoje...Acho que estamos mesmo em sintonia amiga, porque uns minutos antes de ler o post, afouxei um pouco a mão que agarrava o mundo, mas estou com medo que a minha libélula não volte mais.
As mudanças são doloridas, embora necessárias.
Mas, que coisa louca, passei o dia tentando entender as conclusões a que cheguei e rezando para não estar errada, e como que por encanto,leio exatamente a resposta que estava buscando. Que tomei a decisão certa.
puts, arrepio, que lindo isso. de onde você tirou?
tô tentando para de agarrar o mundo, parar de me preocupar...
beijoca!
amei, amei, amei, amei, amei. mil vezes, amei!
Oi, gente este trecho esta em algum livro do Carlos Castaneda. Nao lembro qual! Digitem o trecho na internet e da pra saber qual livro é!!!
Post a Comment
<< Home